segunda-feira, 3 de setembro de 2007

A primeira vez... no ginecologista!

A primeira visita ao ginecologista costuma ser difícil, motivo de apreensão e insegurança para as meninas. Muitas vezes elas vão ao médico por decisão das mães e não delas mesmas. E aí começa aquela neura na cabeça das garotas, como o que o médico vai fazer, o que ele vai perguntar e como vão ser examinadas.
Eu acho que o momento ideal para a primeira consulta é quando a menina pretende começar sua vida sexual ou quando tem alguma dúvida ou queixa. Não vejo problema também da garota entrar no consultório sozinha ou com uma amiga, dependendo do tipo de relacionamento que ela tem com a mãe pode ser pior a sua companhia, as meninas podem ficar com vergonha e acabar escondendo alguma coisa do médico.
Visitar o ginecologista não deve ser nenhum drama, se a menina ainda for virgem não será feito um exame completo. Geralmente o médico fará perguntas sobre a primeira menstruação, o ciclo menstrual, sexualidade, higiene íntima etc. Além disso, a menina poderá tirar todas suas dúvidas sobre métodos contraceptivos, DSTs ou vida sexual para que o médico ajude a resolver os problemas.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu fiquei menstruada, e minha mae deve me levar ao ginecologista ? ou nem devo ir ? prlque estou com muita vergonha rsrs

Anônimo disse...

eu já fiquei menstruada e só depois de muito tempo fui ao genicologista e teve uma parte meio estranha eu morri de vergonha pois ela me deu uma camisola e depois falou para eu me deitar numa cadeira, ela pediu para eu levanta as duas pernas e examino com uma luzinha e depois massageo os meus seios... foi muito bom!