quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Sexo e idosos




Quem disse que sexo foi feito apenas para os mais jovens? Hoje e sempre todas as pessoas, independente da idade, têm direito a uma sexualidade.
Infelizmente há uma idéia comum e muito errada que parte da nossa sociedade, a de que pessoas idosas não têm vida sexual. Esta idéia é um tanto absurda, como muitas outras em relação a sexo nessa idade. O retorno disso tudo é o de que, socialmente, essas idéias fazem com que não seja esperado que um idoso tenha o desejo de ter relações sexuais e eles próprios acabam também por pensar que, devido à sua idade, não têm mais o direito sexual.
Envelhecer não faz com que a sexualidade desapareça, o que existe é uma evolução na maneira de viver e lidar com o sexo. No decorrer dos anos acontecem várias alterações corporais nos homens e nas mulheres a partir dos 40 anos de idade que podem afetar a sexualidade à medida que a idade avança. O modo como cada pessoa vive essas alterações é diferente, algumas pessoas as encaram como naturais, enquanto outras ficam alarmadas e preocupadas, pensando que vão deixar de poder ter relações sexuais, o que não é verdade. Algumas dessas alterações são as seguintes:
Nas mulheres:
- A vagina diminui de tamanho, torna-se mais estreita e perde elasticidade.
- A lubrificação da vagina torna-se mais lenta e surge em menor quantidade.
- Diminui a intensidade e a freqüência das contrações da zona pélvica durante o ato sexual.
Nos homens:
- Diminui a produção e emissão de esperma, embora nunca chegue a desaparecer por completo.
- A ereção é mais lenta, menos firme e necessita de mais estimulação.
- Reduz-se a intensidade das sensações do orgasmo.
- Dá-se um aumento do período refratário, ou seja, do tempo de recuperação necessário entre um orgasmo e o seguinte.
O prazer sexual durante a velhice é um sentimento natural, aliás, em qualquer outra idade. Não está certo limitarmos o prazer, físico e sentimental, apenas aos mais jovens. Os idosos já passaram pela fase da juventude, já foram adultos e hoje, além de terem direito a uma igualdade sexual, eles têm muito que ensinar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho o maior tesão em vovós, mulheres de 60, 70, 80 anos.

Unknown disse...

Fiquei viuvo a 5 anos e casei-me recentemente com uma mulher maravilhosa,psicóloga 20 anos mais jovem que eu.Sou motorista de onibus,portanto a diferença social e financeira existe por ela ser funcionária federal.Éla foi casada 3 vezes e confessou pra mim que dos 3 nenhum conseguiu satisfaze-la como eu a satisfaço.Portanto essa idéia que diferença de idade importa é puro tabú.Eu e ela somos muito felizes.

Unknown disse...

Fiquei viuvo a 5 anos e casei-me recentemente com uma mulher maravilhosa,psicóloga 20 anos mais jovem que eu.Sou motorista de onibus,portanto a diferença social e financeira existe por ela ser funcionária federal.Éla foi casada 3 vezes e confessou pra mim que dos 3 nenhum conseguiu satisfaze-la como eu a satisfaço.Portanto essa idéia que diferença de idade importa é puro tabú.Eu e ela somos muito felizes.